Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Próximos finais de semana inicia-se vacinação contra RAIVA.



A Secretaria Municipal de Saúde realiza nos dois próximos finais de semana (dias 21, 22, 28 e 29 de agosto), a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. A partir do dia 16, a equipe do Centro de Zoonozes percorrerá alguns bairros mais periféricos, com início no Imperial e Gabriel Hernandes.

De acordo com o setor, neste ano a vacinação contra a raiva animal foi iniciada pela zona rural e até o momento a equipe aplicou cerca de 600 doses.

A campanha tem por finalidade vacinar o maior número de animais em um menor espaço de tempo. “Temos como meta imunizar 80% de cães e 47% de gatos, um total de 24.574 cães e 3.449 gatos”, comenta.

Com postos fixos e volantes pelos bairros, a vacinação prevista para os dias 21, 22, 28 e 29 será realizada das 8 às 17 horas. “Todos devem levar seus animais de estimação, para evitarmos que a raiva faça vítimas”, destaca.

Vacina

A vacina é o único meio de prevenção contra o vírus da raiva, com eficiência confirmada. As doses são gratuitas e as seringas e agulhas são descartáveis. Grave, a doença causa sérios problemas de saúde e pode até levar à morte.

Podem ser vacinados animais a partir de três meses, inclusive fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. O proprietário recebe um comprovante de vacinação do animal, que é válido por um ano”, explica.

Raiva

A raiva é uma doença causada pelo Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que ataca animais mamíferos e é transmitida ao homem principalmente pelo cão e pelo gato. O único modo de se evitar a raiva é pela vacinação dos animais.

A transmissão ocorre quando o vírus, presente na saliva dos animais infectados, entra no organismo de um animal sadio ou de um humano, através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Sintomas

Os sintomas são: procurar lugares escuros, ficar agitados e agressivos, morder e avançar em objetos e pessoas sem motivos, apresentar dificuldades ao engolir água e alimento, não conseguir engolir a saliva e apresentar paralisia das patas traseiras ou dianteiras. Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo mais um uivo rouco.

Serviço



Situado na Rodovia Vicente Sanches, Km 1, o Centro de Zoonoses disponibiliza a vacinação contra a doença o ano todo. Informações: 3524-2445.



Nenhum comentário:

Postar um comentário