Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

sábado, 21 de agosto de 2010

Mortes:Vacinação anti-rábica esta suspensa em Catanduva


A Secretaria Municipal de Saúde decidiu nesta sexta-feira, 20 de agosto, acatar a determinação da Secretaria de Estado de Saúde para que os municípios paulistas suspendam imediatamente a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Até a data de ontem, a suspensão era apenas recomendação.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), a decisão ocorreu devido ao número de reações adversas notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças, que está acima do observado em anos anteriores, podendo, na avaliação dos técnicos da secretaria, colocar em risco a vida dos animais imunizados.

“O maior número de eventos adversos notificados é procedente dos municípios de São Paulo e Guarulhos, que têm ampla experiência na realização de campanhas de imunização de cães e gatos. Nessas duas cidades foram registrados sete casos de choque anafilático em animais vacinados, dos quais seis morreram, sendo quatro gatos e dois cães”, especifica.

Na capital paulista, das 567 reações notificadas entre os dias 16 e 17 de agosto, 38% são consideradas eventos graves, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Nesse período, foram imunizados 121.691 animais em toda a cidade. Em Guarulhos, que já suspendeu a vacinação, houve 40 reações adversas entre 42.860 animais vacinados entre 9 e 13 de agosto.

“A maior parte das reações tem sido observada em gatos e nos cães de pequeno porte, em torno de 6,5 quilos de peso. Somente na cidade de São Paulo, 85,3% das reações ocorreram com gatos vacinados nos dias 16 e 17”, informa, emendando que no interior, foram constatados quatro óbitos, sendo dois de cães e dois de gatos, e que nem todos os municípios paulistas iniciaram a campanha de imunização.

Ainda de acordo com o CVE, o Instituto Pasteur, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, irá investigar os óbitos e as reações graves. Em Catanduva, com mais de 3 mil vacinas aplicadas nas ações feitas na área rural e em bairros periféricos da cidade, não houve nenhum registro de reação nos animais imunizados.

Serviço
A Secretaria Municipal de Saúde está situada na rua Pará, 255, Centro.
Informações: (17) 3531-9300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário