Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Exclusivo: Blog entrevista Geraldo Vinholi.



                       Geraldo Antonio Vinholi é conomista, Deputado Estadual pelo PSDB.

Jogo Rápido

Religião: católico

Nota 10: Política séria, voltada para a melhora de vida das pessoas e o desenvolvimento da nossa região

Nota 0: Políticos que visam somente o bem próprio sem compromisso com nossa cidade.

Um Perfume: Dolce Gabbana e Ferrari

Uma Viagem: Itália

Uma Cidade: Catanduva

ENTREVISTA

Como iniciou-se a inspiração para seguir sua carreira Política?

Entrei para a política administrando importantes empresas estatais nos governos, Montoro, Quércia e Fleury. Trabalhei na Vasp, fui Superintendente da CONESP, Presidente da EMTU-SP, Secretário do FUMEFI, Diretor da CPTM, Secretário de Indústria e Comércio de Itaquaquecetuba. Após estas experiências, fiquei convencido que poderia ajudar muito nossa região e resolvi me candidatar a deputado estadual. Além do meu comprometimento com os municípios, havia criado importantes relacionamentos que nos ajudariam abrir portas e acelerar o desenvolvimento regional.

É importante ressaltar que são 25 anos de uma história limpa na vida pública.


Sabemos de sua luta há anos junto ao PDT quando estava filiado. Quais foram suas maiores alegrias e decepções dentro do Partido?

Estive no PDT por mais de 10 anos; era amigo pessoal de Leonel Brizola; fui do diretório nacional do partido; organizei o partido no estado de SP, onde eu era secretario geral da Executiva. Fui líder do Partido na Assembléia Legislativa. Avalio como positiva minha passagem pelo PDT. Deixei muitos amigos, mas a partir do momento em que o Brizola morreu e o partido tomou um rumo que eu não concordei, deixei o partido. Na última vez em que o Brizola esteve em São Paulo, foi em uma reunião comigo, com o Alckmin e com o Serra.

Alegrias: Ter convivido e aprendido com o Brizola. Ter participado de um partido que era sério e defendia os trabalhadores. Ter conquistado tantos amigos através de nossa atuação no partido.

Decepções: Ver o partido mudar tanto tão rapidamente.

Quais as dificuldades em Catanduva para se filiar ao PSDB já que o Deputado filiou-se por São Paulo?

Vim para o PSDB pelas mãos das maiores lideranças do partido, atendendo um convite de nosso candidato a presidente do Brasil José Serra. Na minha filiação estiveram presentes o Representante de Alckmin, o secretário-chefe da Casa Civil do governo do estado, Aloysio Nunes, o secretário dos Transportes Mauro Arce, o presidente da Assembleia, Barros Munhoz, o líder do governo na Assembleia, deputado Vaz de Lima, o presidente do PSDB-SP, deputado Mendes Thame, o líder do PSDB na Assembleia, deputado Samuel Moreira, o atual secretário da Cultura de SP Andrea Matarazzo, além de outras importantes lideranças, deputados, vereadores, prefeitos. Portanto, fui muitíssimo bem recebido no PSDB. Vim para o PSDB por ter me colocado sempre ao lado do partido, e alguns momentos, divergi das idéias de companheiros que estavam no PDT.

Me filiei ao PSDB em São Paulo para não causar maiores constrangimentos a alguns membros do diretório de Catanduva, como o prefeito Macchione que disputou duas eleições comigo pela prefeitura. Entendi que naquele momento o importante era o nosso projeto maior de país e não ficar com picuinhas locais.

No entanto, tenho um bom relacionamento com o diretório em Catanduva, que é formado por muita gente de valor, aos quais já estou totalmente integrado. Faço política olhando pra frente, tenho Fe de que passadas as eleições todos devam se unir e trabalhar por nossa região independente de grupos políticos ou relações pessoais. Acredito que vou contribuir muito mais ainda para nossa cidade.

Como foi receber o Título de Cidadão Catanduvense? Foi um reconhecimento ao seu trabalho?

Receber o titulo de cidadão catanduvense foi um reconhecimento muito positivo do meu trabalho e me deu uma alegria muito grande, e aqui aproveito para agradecer aos vereadores que me outorgaram o título. Trabalho para Catanduva há muito tempo, ajudo no desenvolvimento de nossa cidade, moro aqui com minha família, vou a missa aqui, tenho empresa aqui, e tenho muito orgulho disso.

O fato de meus adversários terem explorado a minha situação de que não nasci aqui e sempre colocaram de uma forma a tirar proveito. Este título de cidadania significou uma conquista de fórum pessoal incalculável, trazendo me muita satisfação.

Você acha que Catanduva melhorou no ponto de vista social?

Acredito que todos que passaram pela prefeitura deram sua contribuição nas mais diversas áreas, mas minha visão, de como deve ser o trabalho no ponto de vista social, é muito diferente do que estão fazendo hoje. Não acredito em um trabalho assistencialista, mas em um trabalho muito mais abrangente. O governo deve sim sempre ter um olhar voltado para os menos favorecidos, os que mais precisam. Criação de oportunidades, qualificação para mão de obra especializada, tudo isso é política social de qualidade. Uma coisa muito importante é dar força a quem entende do assunto, que são as entidades assistenciais. Esses verdadeiros heróis de nossa Catanduva devem atuar como parceiros constantes e ganhar cada vez mais força por parte do poder público.

 Qual sua avaliação do Governo Machione?

Penso que Catanduva deva ser líder regional e ocupar lugar de destaque em nosso estado. Como desafio a nossos governantes fica a missão de acelerar o desenvolvimento e a melhora de vida de nossas pessoas. Para isso acredito que devemos trabalhar com objetivos claros, simples, mas ambiciosos. O governo do estado tem feito sua parte, e investiu em Catanduva neste último mandato mais de R$ 56 milhões de reais, muito mais do que no período anterior. Duas áreas fundamentais: qualificação profissional e saúde, ganharam importantes investimentos com a vinda das chamadas jóias da coroa, a Fatec, que tem um índice de empregabilidade dos alunos e a AME, que é uma verdadeira revolução na saúde. A arrecadação da prefeitura de Catanduva também subiu muito desde 2004, com um grau de aumento dos impostos e maior rigor fiscal. Com tudo isso avalio que o governo Machione reverteu uma situação vexatória quando pegou o governo pós PT , recuperou a beleza da cidade, está com obras em andamento que são fundamentais e precisam ser continuadas por qualquer governo que o suceder, mas é hora de avançarmos mais rapidamente, destravando o que prejudica o nosso desenvolvimento.

Em tempos eleitorais pouco tem se falado sobre a vinda do presídio em Catanduva. Passado esse período o assunto vem á tona? Existe algum meio de barrar a vinda do presídio?

Esta é uma questão muito seria que deve ser tratada com muito critério, em época de campanha, com mudança de governo torna-se difícil dar definições. Acredito que nesse momento o que não podemos é jogar para a torcida como alguns fazem irresponsavelmente, só piorando a situação. Desde o primeiro momento buscamos o diálogo com o governo no intuito de buscar a melhor saída, acredito que o dialogo seja o melhor caminho.

O governo paulista enfrenta este assunto da forma necessária e saberá tomar a decisão correta.

Vinholi candidato á Prefeito em 2012?


Tenho respeito pelo meu eleitorado, agora estou integralmente voltado para minha reeleição a deputado estadual e em continuar ajudando Catanduva e cidades da região. Esta decisão deverá ser tomada no momento adequado avaliando em qual situação posso colaborar mais e melhor para Catanduva e Região. Se tiver esta oportunidade será a realização de um sonho por tudo aquilo que confio que posso fazer.

A questão ambiental vem passando por sérias dificuldades, em especial o aquecimento global. Qual sua opinião sobre o trato ao meio-ambiente e animais?

Esta é uma das minhas prioridades. Vou intensificar meu trabalho voltado para as questões ambientais. Tenho vários Projetos de Lei e Lei voltados para a preservação e cuidados com o ser humano e com a natureza. Minha preocupação com a preservação de nossa fauna e flora é premente, e ao mesmo tempo é necessário criar mecanismos para que empresas e indústrias sejam instaladas adequadamente sem danos ao meio ambiente, motivando a geração de emprego e renda nos municípios e garantindo mais qualidade de vida aos nossos filhos.

Sua Mensagem final.

Vamos seguir em frente. Catanduva e’ uma cidade linda, de gente boa e trabalhadora e que merece o melhor. Tenho dado minha contribuição durante anos à esta cidade, trabalhando dia e noite, fins de semana, feriados, para ajudar no desenvolvimento daqui. Participo da cidade no dia a dia, muitas vezes sem fazer muito alarde, auxiliando nos principais problemas, sempre presente, sempre a disposição. Fui muito cedo estudar em São Paulo, me preparei em uma importante faculdade do estado, me especializei, ocupei importantes cargos públicos, administrei empresas, me tornei deputado e hoje tenho o orgulho de representar a nossa gente com honestidade e muitos resultados a apresentar.

Ao longo da campanha divulgarei nosso trabalho, tudo que conquistamos, as conquistas do governo que apoiamos, nossas emendas, o relacionamento e a experiência de uma vida a serviço de Catanduva. Mas ainda a muito a fazer. Precisamos auxiliar na solução dos problemas que atrasam nosso desenvolvimento e ainda dificultam a melhora na vida das pessoas. É para isso que quero continuar representando nossa cidade na Assembléia do Estado de são Paulo. É um trabalho que está em andamento e que não pode parar. A região que não tem o seu representante fica para trás.

Esperamos poder contribuir muito mais trabalhando por Catanduva e região, e as condições são favoráveis para isso.

NOTA DO BLOG: Agradecemos ao Deputado Geraldo Vinholi pela oportunidade de apresentar aos leitores do Blog suas idéias, e ao seu filho Marco Vinholi pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário