Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

terça-feira, 2 de março de 2010

Blog Entrevista: Dr. Marcílio Dias Pereira.


Dr. Marcílio Dias Pereira, é advogado,ocupou os cargos de Diretor da Faculdade de Administração. Presidente do Lions, por duas gestões. Diretor da Biblioteca Altino Arantes. Presidente do Banco de Olhos. Diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB (SP). Presidente da OAB (SP), por 5 gestões.


Nomes do livros lançados:

*Sob o Signo da Serpente (Editora Juruá, Curitiba)

*Como conseguir muito mais tempo já!

*Conspiração (Editora Juruá, Curitiba) (Editora Flúmen, SP)

*Administração do Tempo (Editora Juruá, Curitiba)

Jogo Rápido

Religião: Nasci católico. Hoje, distante das religiões, sinto-me mais perto de Deus.

Nota 10: A obra literária de Constantin Virgill Gheorghiu, autor da 25ª HORA.

Nota 0: Oposição brasileira.

Uma alegria: família reunida.

Uma comida: chinesa.
Um lugar: Londres.

ENTREVISTA

Como foi a experiência de ocupar a Presidência do OAB-Catanduva por 5 gestões?

Gratificante, embora desgastante.

Qual a orientação que você daria para os novos advogados que estão iniciando a carreira?

Organizem-se. Respeitem horário de atendimento ao público. Encaminhem ao cliente —— por telefone, fax, e-mail, pessoalmente ou correio —— informações e cópias de tudo que for de seu interesse. Assim, ele se sentirá protegido, ouvindo, vendo e sentindo, de fato, como você está se comportando em relação à sua causa.

Você gosta de Política? Como define a política em nossa cidade?

Não. Alguém já disse ou escreveu que «mais cedo ou mais tarde, todo político corresponderá aos que não confiam nele». Em Catanduva? Tudo normal.

Quais os pontos positivos e negativos que você analisa quando da sua passagem pela política municipal como vereador?

Advoguei, como pude, a causa de Catanduva, acolhendo o que era bom para o município, recusando o que era mau. Voltei para casa com a consciência tranqüila. Com a sensação do dever cumprido. Mas é tedioso, muito tedioso. Exemplo: os cínicos pedem seu aval para fazer homenagem cívica a um ministro, de acordo com sua expectativa, e realizam uma homenagem política, contra sua expectativa, contra o que lhe foi prometido. De público, me insurgi. Paguei caro por isso. Por outro lado, denunciei trambiques, devidamente documentados, como duplicatas frias pagas pelo Município. Levei-os ao conhecimento da autoridade competente. Virou alguma coisa? Nada. Não vale a pena.

Você tem pretensão de voltar a candidatar-se a algum cargo público eletivo novamente?

Jamais. Tanto que nem mesmo estou inscrito em partido político, condição para levar adiante uma candidatura.

E a Presidência da OAB-Catanduva?

Também, não. Essa é tarefa para as novas gerações.

O que falta a nossa cidade?

Falta equidade. Falta disposição de reconhecer o direito que você tem. Meu bairro, por exemplo. O IPTU cobrado é altíssimo. E não há retorno. O imposto vai (é a parte que nos compete) e a prestação não vem (é o que compete à outra parte), embora encarecida e pessoalmente solicitada a quem tem a faca e o queijo na mão, por inúmeros moradores, em conjunto... E isso é assim, desde sempre, desde o tempo que o alcaide da vez tinha guarda-costas e carro blindado. O argumento não é original: vocês não estão, por ora, em nossa tabela de prioridades... No entanto, na campanha política, nós estávamos!

Como colocar em prática o uso racional do tempo, num momento em que a maioria das pessoas reclama da falta de tempo?

Os interessados devem informar-se sobre o tema. Conhecer os princípios científicos que orientam a administração do tempo. Aprender a usar a disciplina em sua vida. Afinal, tudo que funciona tem disciplina. O universo funciona porque tem disciplina. A lista telefônica funciona porque tem disciplina. O dicionário funciona porque tem disciplina. O trânsito? Só funciona quando tem disciplina. Um par de algemas? Não! Um par de asas!

Está escrevendo mais algum livro no momento?

Estou terminando trabalho a ser publicado sobre o uso da réplica. A réplica — lembra-se? — é a resposta dada a uma colocação incômoda ou agressiva. O livro pretende orientar como é que se arquiteta, com agilidade, uma réplica, uma resposta fulminante. É resultado de investigação em centenas de réplicas colhidas na História Universal. O objetivo do trabalho é o de ajudar os que pretendem dar troco à altura, quando abordados inconvenientemente. Deverá ser publicado pela Juruá, de Curitiba. Por outro lado, tenho na gaveta, há anos, um trabalho em andamento, chamado Bola de Neve no Inferno. O nome já o diz: é a chance que a humanidade terá no futuro, a mesma chance que tem um bola de neve no inferno.

Sua Mensagem final

Como eu gostaria de ver nossa gente conduzindo-se como cidadãos politizados, com consciência de seus deveres e direitos políticos, habilitados a exercê-los, aplaudindo o que é correto e repudiando, de público e em alto e bom som, o que merece repúdio!

Site: www.marciliodias.com


Nota do BLOG: Agradeço, ao nobre Amigo Dr. Marcilio Dias Pereira, por trazer-nos seu belissimo pensamento, e tê-lo conosco nesta Entrevista, que muito nos soma no sentido de Reflexão e de Apoio aos que realmente querem e lutam por uma comunidade justa. Muito Obrigado Dr. Marcilio.

2 comentários:

  1. Aluns Amigos leitores tem tido dificuldades em comentar as reportagens e entrevistas, abaixo alguns comentários que recebi por e-mail.

    Parabéns, parabéns, parabéns!!!
    Mil vezes parabéns por esta entrevista.
    Uma entrevista para copiar e guardar na pasta dos "Textos Para Sempre" que todos devemos ter em "Nossos Documentos".
    Respostas irretocáveis de um entrevistado simplesmente genial, dirigidas a um entrevitador que age pautado na ética (qualidade cada vez mais rara no jornalismo...).
    Sou fã de carteirinha de Marcílio e estou virando fã incondicional deste blog.

    Abração!!! Jurandir Bueno


    Davis, adoro ver o seu blog. Vc é de+.
    E a sua coluna Viva Mundo no "O Regional" é muito boa.
    Que bom ter vc.
    AUbraços.
    Zezé - Ibirá.

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela a entrevista adoro seu blog, Que sua vida seja uma eterna primavera !
    Linda, colorida como as flores que
    cultiva no jardim de sua alma.
    Que sejam seus dias perfumados de amor !
    Que do céu desçam pétalas de rosas
    tornando seu caminho cheio de paz no seu coração !
    Acaricie seus sonhos, faça
    acontecer seus desejos !
    Acorde em sorrisos fazendo
    cantar feliz seu coração !
    maravilhoso blog meu amigo

    ResponderExcluir