Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

BLOG ENTREVISTA: MÁRIO EUGÊNIO SATURNO



Nome: Mario Eugenio Saturno, é  Tecnologista Sênior do INPE (formado em Ciência da Computação pela UFSCar)

JOGO RÁPIDO

Religião: Católico

Nota 10: Todos os que fazem de Catanduva uma cidade melhor e colaboram para seu bom nome.

Nota 0: Todos aqueles que prejudicam Catanduva e crêem que estão fazendo o correto.

Um Perfume: O que minha esposa me presenteia...

Uma Viagem: Cancun, minha lua de mel

Uma Cidade: Depois de Catanduva, São José dos Campos


ENTREVISTA

BLOG:Você continua filiado ao PT? O que mudou em relação ao diretório municipal do PT nos últimos anos?

Não estou mais no PT, nesse partido tive o melhor e o pior de minha vida política. Encontrei muita gente idealista que lutava por uma cidade melhor, um país justo. Mas foi também onde testemunhei muitos destes serem corrompidos pelo poder, especialmente pelo dinheiro fácil dos cofres públicos. Quanto ao diretório municipal, mantenho contato com alguns, mas a maioria também saiu do partido.


BLOG: Existe oposição ao Governo Machione em Catanduva?

De jeito nenhum, de minha parte. Desde que conheci Macchione, vi nele uma pessoa que queria fazer o melhor pela cidade. Desde o início sabia que ele não agradaria, ele é calabrês, como eu, e essa gente, meu amigo... Somos terríveis! (Risos) Por outro lado, esse é o tipo de pessoa que a cidade precisava para romper com grupelhos políticos que infestavam a cidade e foram desalojados de seu “status quo”. A oposição se resume a esses rejeitados, somados por aqueles que não perceberam o gênio de Macchione (gênio calabrês, risos) e foram desalojados de suas intenções.

BLOG:Catanduva melhorou no ponto de vista social?

Não tenho dúvidas que sim. O governo imediatamente anterior foi muito ruim, quebrou os cofres e fez muito pouco pela cidade. O que ficou foi o excesso de propaganda. Com Macchione, não existe o sonho de uma Catanduva megalópolis, as propostas são mais realistas e estão tendo mais sucesso. Macchione é engenheiro e age como um. Para a situação da cidade, foi ótimo, para o futuro, ele não se encaixaria mais, Catanduva necessita de alguém com outra visão. Degrau a degrau, a cidade pode continuar melhorando de verdade, ter empresas de pequeno e médio porte, já que Macchione trouxe a Fatec e o Cefet e isso sim abre oportunidades para o desenvolvimento. E sem desenvolvimento não existe justiça social. Eu não acredito em esmola social eterna, acredito na oportunidade e trabalho.

BLOG:Qual tem sido o papel da Câmara Municipal atualmente?

O papel da Câmara não é nada diferente das anteriores, na minha visão. Porém, não deixo de sentir falta de um “doutor”, como o Marcilio Dias, e ficar surpreso pelo bom desempenho do Palhacinho Pimpão. Muito melhor que o meio político esperaria. O Baraldi fazendo uma oposição exemplar como os demais opositores, que tem sempre aprovado o que interessa ao município. Na situação, o destaque, claro, só podia ser o Nelson Martins, dono de um bom senso impressionante. O importante é que o desenvolvimento da cidade esteja na frente de divergências político-partidárias.


BLOG:Você considera que nossa cidade consiga eleger algum Deputado Estadual? E Deputado Federal?

Sem dúvida, o Sinval sempre é um azarão com chances, que dependem do arranjo do seu partido/coligação. Creio que o Cacciari pode ser uma boa surpresa no meio político, pela vontade e pela humildade em querer somar. E estou curioso para ver como vai ser a aceitação do Pimpão no Estado. Talvez ele capitalize muitos votos. A Beth, apesar de ter mudado muito, não parece que vá ter uma boa votação. O Vinholi parece estar perdendo o apoio da população, veremos!


BLOG:Eleições 2012 – Na sua opinião, quem realmente possui maiores chances de ser eleito prefeito?( Vinholi,Cacciari, Beth ou Sinval Malheiros)

Acho ser muito cedo para uma avaliação. Existe um “tabu” em Catanduva que o segundo de uma eleição é eleito na seguinte, mas eu creio que o excelente desempenho do prefeito nas pesquisas de opinião vai influenciar positivamente quem faz parte do governo, ou seja, Cacciari já começa bem. Deve-se avaliar que Vinholi é do mesmo partido que o prefeito, mas é oposição, um mau começo.

BLOG:A questão ambiental vem passando por sérias dificuldades, em especial o aquecimento global. É possível a Ciência reverter isso?

Eu não acredito na Ciência, mesmo porque isso não é matéria puramente científica, o problema agora é político, dos homens que conduzem países e negócios. Em último caso, de quem elege essa turma. Ou seja... Nós! Em outras palavras, é um problema da Polis, essa palavra grega que tanto pode significar cidade, como muitos. Cada um de nós é responsável, foi e será, que reflitam nisso quando forem votar... Se quiserem deixar um planeta para os filhos e netos.


BLOG:Conte-nos um pouco sobre a sua atual função no INPE.

Estou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desde 1985. Na área de tecnologia espacial. Iniciei no grupo de computação de satélites e estou no Grupo de Sistemas (Gerência de projetos) desde 2001. Desde o ano passado, faço parte de um grupo que acompanha o desenvolvimento de um sistema de controle em três eixos para o satélite Amazônia-1 que foi contratado na Estatal Argentina INVAP, que se localiza em Bariloche. A cada três meses, o governo federal escolhe a equipe que acompanhará o desenvolvimento no trimestre e eu tenho sido escolhido desde o início. Esse sistema é muito importante para que o Brasil avance, já que isso não foi possível no país graças à Justiça somado às empresas nacionais que preferem participar dos projetos entrando com mandatos e não com competência e competição.

BLOG:Você pretende escrever um livro?

Esse é um projeto desde os tempos de estudante na Universidade Federal de São Carlos. Tornei-me cristão e o projeto de livro sobre evolução virou um “mix” de religião e ciência que não empolgou as grandes editoras. Como eu não acredito em autores que fazem a produção própria... Entre os objetivos do CatanduvaEmDia.com, estava o de promover o livro, por isso o destaque à minha pessoa, confundido por alguns como promoção pessoal. Espero, ainda, consegui fazer do livro o mesmo que faço nos artigos (segundo os eleitores que elogiam - risos). Creio que devo amadurecer mais um pouco antes de melhorar o livro. Outro projeto que fiz nos últimos anos foi um livro de religião, que discuto, não como um teólogo, que não sou, mas como um devoto que luta contra o mal interno e que reconhece em Deus o único responsável por todos os sucessos que tive nessa vida. Infelizmente, o tempo disponível tem sido muito pouco.

BLOG:Sua Mensagem final.

Agradecendo seu interesse, oportunidade e sua atenção, ainda lhe peço que revise meu texto, estou vivendo em Bariloche e com o espanhol na cabeça, e você, culto que é, sabe que falamos coisas parecidas mas com escrita distinta e não quero passar vexame junto a seus leitores (risos).

Parabenizo você pela sua dedicação às causas que promovem o ser humano e que se veja como um exemplo nessa cidade carente de cidadãos que amem de verdade a cidade.

Meu sonho é ver muita gente deixando um pouco seu narcisismo e atuando pelo sucesso de Catanduva.


NOTA DO BLOG: Agradeçemos ao Amigo e Entrevistado Mário Eugênio Saturno pelo respeito e carinho para com o este espaço e que possamos juntos lutar por uma cidade melhor.Obrigado pelas palavras de Apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário