Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

sábado, 3 de julho de 2010

Artigo: Preferia ter nascido rato(Oscar Silbiger)


Um amigo vegetariano que trabalha comigo indicou um vídeo no youtube. Eu sempre fui um cara que gostou de ver cenas fortes, filmes de terror sempre foram atrativos para mim. Assisti a cesariana dos meus dois filhos e fiquei "numa boa" vendo a barriga da patroa sendo aberta, seus tecidos sendo cortados, suas tripas aparecendo. O vídeo mostra simplesmente como os bichos são mortos para serem transformados em alimento, roupa, acessórios, etc. Numa linguagem de documentário, são mostrados sucessivamente os meios utilizados para abater vacas, porcos, galinhas, golfinhos, baleias. etc. As cenas foram se sucedendo e comecei a me sentir mal, com o estômago literalmente sendo revirado até que vomitei - literalmente. Vale lembrar que não lembro de ter vomitado nos últimos 30 anos! Senti profundo asco, nojo e repulsa da raça humana, ou raça originalmente humana. Foi angustiante até o limite ver como as pessoas matam, sem demonstrar a menor inquietação ou sensibilidade.

Sou filho de sobrevivente do Holocausto, meu pai perdeu seus pais e irmão em Campo de Concentração. Recebi como herança genética todo o horror nazista e nunca entendi, ou aceitei, como as pessoas eram capazes de matar seus semelhantes (semelhantes?) rindo, se divertindo, como se aquelas vidas não valessem mais do que um cuspe no chão. Concordo que a Alemanha estava numa situação econômica péssima, que Hitler elegeu o povo judeu como bode expiatório e todo o conjunto contribuiu para que obtivesse relativo sucesso na sua grotesca empreitada. Concordo que os judeus se destacavam em várias áreas na Alemanha, cultural e econômica principalmente, e isso despertava inveja no povo alemão. Tudo isso foi colocado numa panela e um marketeiro talentoso, Goebbles, transformou naquele inferno todo. Os alemães, por natureza, obedecem ordens e regras. Juntando isso com uma antipatia latente e gritante, virou sopa no mel. Pronto: estava pronto o cenário perfeito para que a matança desenfreada fosse adiante e as câmaras de gás provassem a sua eficiência. O vídeo é bem diferente. As pessoas matam como se fossem tirar o pó de uma mesa, como se aquelas criaturas não sentissem dor, medo, angústia. As pessoas matam com uma frieza que dá pena, como se aquele sangue que jorra quente não percorresse, até então, as veias de suas vítimas. As pessoas matam como se aqueles animais não respirassem, como se o seu coração nunca tivesse batido. As pessoas matam como se aqueles bichos não passassem de meras "coisas", não valessem nada.

 A matança vira rotina e castrar, mutilar, cegar, afogar, etc. se transforma em algo corriqueiro, esquece-se que estão sendo destruídas vidas de uma forma cruel, sádica, doentia. Esquece-se que aquelas criaturas percebem que o seu fim está próximo, sem poder fazer nada, nem tampouco rezar, como tantos judeus fizeram antes do gás ser acionado. Quem faz este trabalho deve levar para suas casas, mesmo que não percebam ou admitam, tecos das almas que passaram na ponta de suas facas. Não posso entender como conseguem dormir em paz depois de um dia de trabalho desses. O nazistas obedeciam ordens e matavam judeus, homossexuais e ciganos a granel, para eles, esses serem não passavam de números, eram simplesmente um estorvo que precisaria ser dizimado o quanto antes. Mas, confesso, o que vi é muito pior - por incrível que possa parecer. Porque não terá fim, porque tem a "impunidade" do "sistema", porque é injusto, podre, dá asco ver cada cena, revira a nossa alma do avesso. Dá vergonha pertencer à mesma raça que fez, faz e fará essas barbaridades todas. Perto disso tudo, os oficiais nazistas são meros aprendizes. É provável que o meu maldito instinto carnívoro se encarregue de colocar uma pedra imensa em tudo o que vi. Ou, quem sabe, cada vez que aproximar da minha boca um pedaço de filé, vou resgatar o cheiro daquele vômito e não conseguir mais colocá-lo goela abaixo.

Mas agora, confesso que estou imensamente enojado e triste com tudo o que vi. Preferia ter nascido rato. Isso mesmo, um mísero rato. Porque dessa forma não estaria sentido toda essa vergonha, repulsa e indignação que estou sentido agora. Que Deus tenha piedade de nós.
Para ver o vídeo que provocou tudo isso, digite terráqueos no youtube.

Se puder, acesse o meu site www.vidaescrita.com.br e depois passe os seus comentários.

Oscar Silbiger

Nenhum comentário:

Postar um comentário