Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

sábado, 26 de junho de 2010

Meio Ambiente: Projeto Catanduva Limpa fará coleta de óleo e materiais recicláveis.



Terá início, de forma experimental, o projeto Catanduva Limpa, direcionado à conscientização de toda a população para a correta separação de materiais recicláveis e do óleo de fritura usado, que será transformado em biodiesel.

Liderada pelas secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Educação, a proposta também foi abraçada pelo Grupo Soroptimista, Rotary Club, Grupo de Apoio ao Cidadão Catanduvense (GAC), Projeto Luxo do Lixo e pela Fertibom.

O bairro que será responsável por testar o novo projeto já foi definido: será o Higienópolis, sendo a Escola Municipal Octacílio de Oliveira Ramos, com mais de 700 alunos matriculados, o principal ponto de coleta para a comunidade.

PASSO A PASSO

A primeira ação do Catanduva Limpa já está em andamento. É a fase de sensibilização, na qual o Grupo Soroptimista e o Rotary Club contatam os condomínios do bairro para apresentar o projeto e falar sobre a reciclagem.

A partir da próxima semana, a Fertibom apresentará a proposta para todos os estabelecimentos da área alimentícia do bairro Higienópolis. O objetivo: torná-los pontos de coleta para o óleo de cozinha e também para os recicláveis.

Condomínios e estabelecimentos receberão um galão de 50 litros da Fertibom. A empresa fará a coleta, de forma periódica, e procederá a transformação do óleo em combustível. Já os recicláveis serão recolhidos pelo Luxo do Lixo.

DESTINAÇÃO.

O processo de transformação do óleo de cozinha em biodiesel compreende várias etapas químicas, que serão cumpridas pela Fertibom. Cada litro de óleo de fritura produz, aproximadamente, um litro de biodiesel. O que não puder ser transformado em combustível, será direcionado para a produção de sabão.

Separados e prensados, os materiais recicláveis recolhidos pelo Luxo do Lixo são vendidos e beneficiam inúmeras famílias que trabalham no projeto mantido pela Associação Pão Nosso, com subsídios da Prefeitura de Catanduva.

ATENÇÃO!

A comunidade do Higienópolis deverá encaminhar seus materiais recicláveis e o óleo de cozinha usado para a escola Octacílio, na rua Rio Grande do Sul, 348. A unidade de ensino servirá como modelo para a expansão do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário