Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BLOG ENTREVISTA: Larissa Rios (Turismo 4 PATAS com Animais)

O QUE É O TURISMO 4 PATAS?


O Portal Turismo 4 Patas promove atividades de lazer para Pets (animais de estimação) e seus donos

Com foco nas áreas de turismo e eventos, atua principalmente como um veículo de divulgação de meios de hospedagem que aceitam pessoas acompanhadas dos seus mascotes (os chamados pet friendly). E também oferece informações para auxiliar no planejamento de viagens onde o conforto e a segurança do “viajante 4 patas” são essenciais.

Enquanto pioneiro no seguimento do "turismo animal" pretende tornar-se um site de referência em se tratando de viagens e eventos com animais de estimação e levar ao conhecimento do público todas as opções de lazer possíveis de serem aproveitadas na companhia do nosso “melhor amigo”.

O Turismo 4 Patas tem ainda o propósito de criar oportunidades de socialização através de eventos que visam reunir, educar e divertir, em conjunto, os Pets e seus respectivos tutores. Por isso, organiza e realiza eventos que propõem aos seus participantes, humanos e caninos, o convívio com a natureza e a prática de atividades de ecoturismo e esportes de aventura como Floating, Rafting, trilhas, caminhadas ecológicas, passeios de barco, etc.

O Turismo 4 Patas assume também a sua parcela de responsabilidade social fomentando o conceito de “posse responsável” na sociedade e, sempre que possível, apoiando e organizando ações em prol do bem-estar animal.

ENTREVISTA

BLOG: Como surgiu a ideia de criar um portal especializado em promover passeios, inclusive radicais, para que tutores e animais possam interagir?

L.R.:A idéia de criar o Portal surgiu de uma série de necessidades minhas: 1) Eu estava buscando uma oportunidade profissional e queria algo que unisse a minha formação em Turismo com a minha experiência na organização de eventos; 2) Queria fazer algo que estivesse ligado à minha grande paixão: os animais; 3) Na mesma época, eu adquiri a minha mascote, a Cléo (uma Golden Retriever) e não queria ter que deixá-la toda vez que tivesse que viajar. Então, na minha própria busca por dicas sobre viagens com animais, descobri o quanto o mercado brasileiro era carente de informações sobre esse tema e que a grande maioria dos donos de pets também tinham a mesma dificuldade que eu. Assim nasceu o Portal Turismo 4 Patas.

Os passeios radicais entraram natural mente na programação, uma vez que, tanto eu quanto a Cléo, gostamos de aventuras e do contato com a natureza.

BLOG:  Qual tipo de passeio é mais procurado por tutores e viajantes de 4 patas?

L.R.: As trilhas são as mais procuradas. Porque é uma oportunidade dos animais desfrutarem de liberdade, espaço e do convívio com a natureza.

BLOG: Quais cuidados o portal toma para evitar acidentes com os animais e com os tutores?

L.R.: Nossa equipe é integrada pelos especialistas em comportamento animal da empresa Expert Dog, que também são Socorristas. Eu mesma, também tenho formação em Comportamento Animal e Auxiliar Veterinário, para qualquer emergência.

Buscamos conhecer um pouquinho do temperamento dos cães no ato das inscrições para identificá-los e dar a devida atenção assim que chegam ao local do evento.

Estamos sempre atentos à qualquer alteração de comportamento ou estado de espírito dos animais, para intervir se necessário.

Evitamos situações que possam provocar atritos como alimentá-los em grupo, permitir a presença de cadelas no cio, etc.

BLOG: A Cléo é sua cãosultora para a escolha do passeios. Teve algum que você gostaria de promover e que ela desaprovou?

L.R.: Sim, já testei muitas trilhas onde pude perceber que o entusiasmo da Cléo não era significativo....ou porque o percurso era curto demais, ou porque não havia opções para ela nadar (e ela ADORA água!).....Também alguns percursos que apresentavam risco para os animais, não passaram pelo nosso teste de qualidade.

BLOG: Qual o tipo de público que frequenta os passeios?

L.R.: Isso é bastante diversificado. Nós temos uma mescla muito grande, mas podemos dizer que a maioria seja de jovens solteiros (principalmente mulheres) e jovens casais sem filhos. Mas também temos crianças e participantes da terceira idade em algumas ocasiões.



 

BLOG: Que paralelos podem ser traçados entre os passeios com animais no Brasil e em outros lugares do mundo?

L.R.: No Brasil, nós somos a única empresa que realiza esse tipo de atividade atualmente. Sabemos que em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, o segmento de viagens com animais é bastante desenvolvido e que há muitos anos já há uma promoção de diversas atividades esportivas onde cães e donos podem interagir. Temos exemplos de campeonatos de saltos, campeonatos de surfe, canicross, e muitos outros. Mas todos voltados à competitividade. A nossa proposta é mais focada no lazer e na diversão.

BLOG: O portal oferece um guia com lugares onde os animais são aceitos. Você acredita que seja uma tendência mundial os animais viajarem com seus tutores?

L.R.: Com certeza! Não tenho dúvida alguma....alias, quando comecei a investigar o mercado em busca de informações para montar o meu negócio, foram do exterior a maior parte das minhas fontes de investigação. Europa, Canadá e Estados Unidos estão anos luz à frente do Brasil, em termos de “turismo animal”. São dezenas de empresas que tratam da burocracia e do transporte para donos que vão viajar com seus animais; as grandes redes hoteleiras têm prazer em se classificar “Pet Friendly”; restaurantes, bares e até transportes públicos permitem a entrada de animais de estimação...e até mesmo já há companhia aérea específica para eles – os animais.
Nós estamos tentando implantar essa mesma realidade aqui no Brasil e acho que estamos no caminho.

BLOG: Somos do interior. Você pretende realizar alguma atividade na região de Catanduva?

L.R.: Já realizamos diversas atividades em cidades do interior. Porque não? Vamos fazer um levantamento de potenciais roteiros em Catanduva e cercanias, sim!

Colaboração e Agradecimento ao Mauricio Vicentin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário