Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Artigo: O Urso Dimas(Davis Quinelato)

O URSO DIMAS



“ Não podemos ver a beleza essencial de um animal enjaulado; vemos apenas a sombra de sua beleza perdida” Julia Allen Field.



Quando pensamos que já vimos de tudo nesta terra, infelizmente o que vimos e sentimos não é mesmo o fim, a crueldade aplicada pelo ser humano às criaturas de Deus são tão bárbaras que até chegamos a pensar se realmente o ser humano é tão semelhante e filho de Deus como nos ensinaram.

A brutalidade praticada em circos com animais ultrapassa as barreiras de picadeiros, os bastidores desta triste “alegria” nos mostram elefantes sendo chicoteados em suas trombas, cães vivendo em miseras gaiolas, girafas acorrentadas, e até ursos tendo que “dançar” sobre a chapa quente depois de apanhar, para poder mostrar o que a natureza não lhe ensinou, ou seja, divertir o ser-humano.

Em outubro do ano passado o urso Dimas que pertencia ao Circo Europeu que explora Animais, foi abandonado com vários sinais de maus tratos em uma jaula às margens da BR-222 em Sobral, região Norte do Ceará. De acordo com a equipe do Ibama que recolheu o urso, ele teve todas as garras dianteiras retiradas quando ainda era filhote e seus dentes extraídos, restando apenas os molares. O animal também tinha uma corrente apertada no pescoço,um dos olhos inflamado, seus pêlos estavam ralos e ferimentos por todo o corpo, estava quase 60 kg mais magro e abandonado no semi-árido nordestino a um calor de quase 40 graus.

De acordo com a bióloga do zoológico da cidade cearense de Canindé, Alecsandra Tassoni, o urso é um animal onívoro (come de tudo), mas no momento está se alimentando de mel, ovos, cenoura, beterraba, maçã, banana, mamão, couve. "Ele come por dia uma média de 20 quilos", diz. Conforme o veterinário Henrique Weber, a alimentação do urso fará com que ele atinja o peso mais adequado Para se ter idéia do estado deplorável de Dimas, o proprietário do circo alimentava-o apenas com pepino, cenoura, rapadura e refrigerante.

Para melhor acomodar o animal, foi construído um recinto de 200 metros quadrados de acordo com instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama). A nova moradia tem um tanque de 15 metros quadrados para o animal se refrescar.

O urso Dimas é originário da América do Norte, Ásia e Europa. Vive até 50 anos e chega a pesar 300 quilos. Hoje, Dimas pesa 270 quilos, mede 2,02m de altura e já recebeu um micro-chip, sistema de identificação eletrônico do zoológico.

A campanha junto às autoridades e a mídia pelo fim da exploração de animais em circos continuam, existem atualmente no Congresso inúmeros projetos de Lei que proíbem as apresentações de animais. E você que se solidarizou com a história de Dimas, pode ajudar a acabar com essa triste realidade, sabe de que forma? Não comparecendo e nem levando seus filhos para rir da inocência perdida e da dor que assola esses nossos irmãos-animais. Reflita sobre isso e coloque em pratica, pois você deve ser o inicio da mudança que você pretende ver para um Mundo melhor.

Davis Gláucio Quinelato
e-mail: dglaucio@hotmail.com

Um comentário:

  1. Caro Davis

    Muito bom seu artigo. Espero que vc escreva outros usando sempre a sua sensibilidade. O seu sentimento tem que ser derramado através deles. Te abraça

    Roberto Cacciari

    ResponderExcluir