Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tabaco: Região de Catanduva tem 114 mil fumantes, segundo Datasus.


No Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta quinta-feira, dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza inúmeras atividades e faz um alerta: a região de Catanduva possui aproximadamente 114 mil fumantes, de um total de 287 mil habitantes.


A estimativa é do Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o órgão, estima-se que 40% da população são dependentes do tabaco. Entretanto, deste percentual, 80% querem deixar o vício de lado.

Com este objetivo, a SMS criou, em 2005, o Programa de Controle ao Tabagismo, desenvolvido no Centro de Reabilitação Integrada (CRI), com atendimento a pacientes que desejam largar o cigarro. A cada três meses, um novo grupo formado por 90 pessoas começa o tratamento, que dura aproximadamente um ano.

De acordo com o setor, 80% dos pacientes conseguem levar o tratamento até o final. O fumante faz uma avaliação física e clínica com profissional da área e passa por uma avaliação criteriosa para receber os medicamentos que o auxiliem no processo de cessação do tabagismo.

Na sequência, os pacientes dão início às sessões em grupo psicoterapêutico, com orientação de psicólogo. As quatro primeiras sessões são semanais, seguidas de outras duas quinzenais. Depois, o paciente passa a freqüentar reuniões mensais, apenas para acompanhamento do processo.

Atualmente, o Centro de Reabilitação Integrada atende a sete grupos psicoterapêuticos, além de realizar avaliações clínicas e físicas com interessados em participar do programa. O fumante que quer deixar o vício pode fazer seu cadastro em qualquer uma das unidades de saúde do município.

“Durante o andamento dos grupos psicoterapêuticos, os pacientes encontram-se em constante acompanhamento clínico para lidar com sintomas de abstinência e efeitos colaterais dos medicamentos”, reforça o setor.

Atividades

Para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria Municipal de Saúde promove, nesta quinta-feira (31), a partir das 8 horas, várias atividades na praça da República, com a participação de profissionais de saúde que farão avaliação das capacidades pulmonares e encaminhamento ao CRI.

Números

No Brasil, estima-se que 200 mil mortes por ano são causadas exclusivamente pelo uso e abuso do tabaco. Em Catanduva, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou DPOC, como é mais conhecida, é o quarto lugar no ranking de mortes na cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Catanduva/SP.

Um comentário:

  1. Bela matéria, grande Davis! Você já parou para pensar que os 2 maiores fabricantes de cigarros no Brasil carregam nos nomes os termos "Cruz" e "Morris"?!?! Deve ser alguma profecia para seus clientes e usuários.
    Sobriedade e paz, só por hoje, graças a Deus!

    ResponderExcluir