Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Artigo:Pesquisador do INPE ganha Prêmio Inovação




Mario Eugênio Saturno

Passei estes últimos dias sentindo-me um verdadeiro vencedor pois fui informado que um artigo meu, "Homens e Mulheres" foi um dos textos usados para o tema de redação do vestibular da Universidade Federal do Goiás, realizado em 5 de dezembro último. Pode parecer pouco, mas certamente meus professores de Português vão ficar muito satisfeitos, já que era um péssimo aluno! Agora, está provado que é possível aprender Português, basta querer!

Essa não foi primeira vez que tenho um artigo sendo útil para a Educação. Desde 2008, um outro artigo, "Lucy e os ancestrais humanos", foi incluído no Caderno de Biologia destinado aos professores da rede pública (Ensinos Fundamental e Médio), dentro do programa São Paulo faz escola, da Secretaria de Estado da Educação. O material impresso, com tiragem de 30.200 exemplares, foi distribuído gratuitamente nas escolas a partir de 2009.

E a minha alegria foi completada, pois no último dia 13, soube que meu colega do INPE, Vladimir Jesus Trava Airoldi foi o ganhador do "Prêmio FINEP de Inovação 2011" na categoria Inventor Inovador por desenvolver pontas ultrassônicas de diamante para uso odontológico. A invenção garante tratamentos dentários menos invasivos e diminui a dor dos pacientes.. E, maior honra, recebe o Prêmio das mãos da presidente Dilma Rousseff.

Isso deveria servir de exemplo não só para nós, os colegas do INPE, mas também para todo o serviço público, federal, estadual e municipal. Talvez, a começar pela Advocacia-Geral da União que deveria assessorar e orientar os dirigentes os gestores do INPE, mas, na prática, somente emite pareceres contrários, não se comprometendo com nada. O Congresso deveria homenagear os gestores do INPE que assumem riscos para não deixar a instituição parar.

O governador do Estado de São Paulo também deveria dar atenção às obras. Recentemente, foi realizada uma reforma da Rodovia dos Tamoios e que uso diariamente. Com a pintura das faixas, é risível a situação pois tornou-se visível o quão tortas estão as pistas. Pode mudar o nome para "rodovia do cowboy". E eu me pergunto, o Estado não tem fiscais? Então, que os deputados façam seu dever e vejam com os próprios olhos. Aliás, não há nenhum aviso para manter o carro longe da faixa central, fato ocasionador de choques frontais.

Outro mau exemplo, municipal, em Caraguatatuba, os guardas municipais bloqueiam uma das faixas de cada lado e param o trânsito sem critério temporal ocasionando imensos engarrafamentos às tardes. Será que ninguém percebe que não precisam reduzir o trânsito para uma única via e que deveriam esperar um pouco antes de interromper o movimento novamente?

Que fique o exemplo do pesquisador do INPE que desenvolvia a tecnologia de deposição do diamante para a proteção de satélites e acabou na criação das pontas (brocas) de grande precisão de corte e eficiência.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br) Mario Eugênio Saturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário