Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Centro de Zoonoses faz censo para mapear número de animais em Catanduva.


O Centro de Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa, na próxima semana, o cadastramento de cães e gatos no município. O censo vai relacionar também outros animais que vivam nas residências.

A intenção do órgão é gerar estatística que se aproxime do número real de animais no município. A ideia é dinamizar o atendimento do setor, utilizando os dados em futuras campanhas e até no combate a possíveis doenças.

O primeiro território a receber o censo é a área 1, que compreende bairros como Jardim Bela Vista, Tarraf, Jardim Sales, Vila Lunardelli, Colina do Sol e Jardim do Bosque. A expectativa é de que o trabalho termine em três meses.

O cadastramento será feito por agentes comunitários de Saúde, em locais onde exista o Programa de Saúde da Família (PSF), e por funcionários do Trabalho Certo e do Centro de Zoonoses. Todos estarão devidamente uniformizados e identificados.

“O pessoal está passando por treinamento nesta semana e, a partir de segunda-feira, estarão aptos para dar início ao trabalho”, informou o chefe de seção do Centro de Zoonoses, o médico veterinário Lincoln Horita.

Censo

Os proprietários dos animais terão que se identificar e responder a perguntas como nome do animal, sexo, idade aproximada. Se há mais de um animal na casa, será feito o mesmo questionamento quantas vezes forem necessárias.

“Pedimos a compreensão e colaboração de toda a comunidade. Esse mapeamento é importante para que tenhamos uma base de dados digitalizada de todos os animais existentes na cidade”, explica Horita.

O primeiro cadastramento no município foi realizado em 2009. A intenção é de que seja feito a cada dois anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Um comentário: