Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Artigo:O INPE. Pós-graduação e raios e trovões.

                                                        Mario Eugênio Saturno

Enquanto vemos a Educação sofrer grandes revezes no Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participa e colabora muito para a educação nacional, principalmente na pós-graduação. Em 2011, são 170 alunos matriculados nos programas do INPE, que mantém cursos de mestrado e doutorado nas áreas de Astrofísica, Engenharia e Tecnologia Espaciais, Meteorologia, Computação Aplicada, Geofísica Espacial, Sensoriamento Remoto e Ciência do Sistema Terrestre. O INPE ainda possui um excelente serviço de biblioteca.

Para o início das atividades desse ano o INPE trouxe a ex-ministra do Meio-Ambiente e candidata a presidente nas últimas eleições, Marina Silva, para ministrar a aula magna. no INPE. A aula foi promovida pela Ciência do Sistema Terrestre, que teve como tema o papel da ciência na política  ambiental do país. Nessa oportunidade, Marina Silva trouxe uma visão bastante humana sobre o assunto que surpreendeu muita gente que somente conhecia sua atividade política.

Outra colaboração interessante do Instituto foi o curso ministrado para professores do ensino fundamental da rede municipal de Campinas, SP, que tiveram aulas práticas de geotecnologias. O curso foi ministrado por pesquisadores da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE e promovido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, que tem sede em Campinas, por meio do projeto GeoAtlas. O curso abrangeu o software de geoprocessamento Spring, um Sistema de Informações Geográficas desenvolvido pelo INPE e de uso gratuito.

Cabe ressaltar que todos os anos, em julho, o INPE promove o curso de "Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente" para professores de todo o Brasil. Com aulas sobre tratamento de imagens de satélites, cartografia e geoprocessamento, esse curso apresenta aos professores os fundamentos da tecnologia espacial e suas aplicações na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetaão e de bacias hidrográficas. As aulas destacam ainda as aplicaçes em meteorologia, noções de monitoramento e previsão de tempo, além de práticas de campo sobre o sistema de posicionamento global GPS.

INPE também está lançando seu primeiro concurso de fotos e vídeos de raios no Brasil. Para quem não sabe, nosso país é o campeão mundial em incidência do fenômeno, com 60 milhões de descargas por ano. Apesar da grande incidência são poucas as imagens de raios disponíveis no Brasil. Amador ou profissional, todo fotógrafo ou cinegrafista pode inscrever-se.

E por falar em raios, o artigo científico do pesquisador Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT/INPE), está entre os "Top-50 artigos mais citados" da revista Atmospheric Research. Um verdadeiro exemplo da competência dos pesquisadores do Instituto.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário