Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Artigo: O consumo nosso de cada dia.

                                                         Davis Glaucio Quinelato
Percebe-se que a cada dia, a busca pelo consumo desenfreado tem tomado conta das pessoas. Aliado ao crescimento econômico e a melhora de vida dos brasileiros, o grande desafio é refletir sobre o que realmente é importante. Será mesmo que aquele seu celular adquirido á pouco mais de 2 meses já não serve mais? Sabe aquele seu televisor ou geladeira comprado á poucos anos atrás,que já não esta mais na moda, mas ainda continua funcionando, precisa mesmo ser trocado?

Você já percebeu quantas sacolinhas plásticas são utilizadas em apenas uma compra? Pergunta-se: Para onde vai todo esse lixo? Você percebeu que tudo o que possui na sua casa vem de recursos retirados da Natureza?

A organização Internacional Global Footprint Network produziu um estudo sobre a revisão dos atuais e inviáveis modelos de consumo. De acordo com o estudo, o Planeta Terra precisa atualmente de quase 18 meses para produzir os serviços ecológicos que os quase 7 bilhões de humanos utilizam em um ano. Isso significa que estamos consumindo quase um Planeta e meio em 12 meses. No atual ritmo, dizem os autores deste estudo, no início da década de 2030 precisaremos de duas Terras para atender nossa demanda atual.



Você acha que isso é discurso catastrófico de ambientalistas? Olhe ao seu redor e veja a quantidade de carros novos que estão rodando nas ruas, o quanto tem se devastado a Amazônia para a criação de gado e soja para o consumo. Perceba a quantidade de embalagens em um simples biscoito.

Você consumidor, deve ficar atento ao que realmente lhe interessa e fazer o uso consciente do seu dinheiro e refletir qual o Planeta que você que deixar para as futuras gerações, incluindo ai seu filho e neto. Atitudes simples no seu dia a dia, como apagar uma luz que esta acesa indevidamente, aproveitar melhor a luz solar, substituir a carne por alimentos vegetais (1 quilo de carne para ser produzido consome 15 mil litros de água), substituir lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED, são formas de auxiliar e ajudar o meio ambiente. Ao invés de jogar no lixo uma roupa ou produto que não utiliza mais, doe a quem precisa ou a alguma instituição de caridade.

Pense nisso e tenha mais compreensão para com o Planeta, pessoas e seres vivos que nele habitam.

2 comentários:

  1. Excelente artigo. É a pura realidade para a nossa infelicidade.

    ResponderExcluir
  2. O artigo tá ótimo amigo Davis! Tirando a camiseta do Corinthians!!! kkkkkkk

    Dai

    ResponderExcluir