Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

BLOG ENTREVISTA: BETH SAHÃO.

BETH SAHÃO.



Psicóloga formada pela UEL - Universidade Estadual de Londrina, a deputada estadual Beth Sahão também é mestre em sociologia pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, de Araraquara. Por quase 10 anos, chefiou o Departamento de Recursos Humanos de uma usina de açúcar e álcool da região de Catanduva.

Em 1997, assumiu a Secretaria de Governo de Catanduva, na gestão de seu irmão Félix. À frente da pasta, ajudou a implantar diversos programas sociais e de saúde, entre outros.

Em 2003, Beth foi eleita deputada estadual. Até hoje, a primeira e única mulher a representar a região Noroeste, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Também foi a primeira mulher na história do Parlamento Paulista a presidir a Comissão de Agricultura do Estado.

Após dois anos trabalhando em Brasília, como assessora especial do Ministério do Turismo, Beth retornou ao cotidiano parlamentar paulista em janeiro de 2009. Assim como no primeiro mandato, ela trabalhou pelo desenvolvimento sustentável dos municípios e por políticas que melhorem a vida das pessoas, em especial, das crianças, dos adolescentes e das mulheres.

JOGO RÁPIDO

RELIGIÃO: Católica.

NOTA 10: Para quem é verdadeiramente humanista.

NOTA 0: Para o egoísmo.

UM MEDO: Barata, tenho pavor!

UMA PRAIA: Pipa (RN).

UM PERFUME: Chanel.

ENTREVISTA


A POLÍTICA QUANDO BEM PRATICADA É UMA GRANDE FONTE DE MUDANÇA SOCIAL. COMO VOCÊ DEFINE A POLITICA EM NOSSO MUNICIPIO? E QUAIS OS AVANÇOS DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DA QUAL VOCÊ PARTICIPOU?

B.S.: As recentes experiências políticas em Catanduva provocaram um significativo envolvimento da população nas questões que implicam em ações públicas em nossa cidade. É extremamente positiva esta participação em debates e discussões travadas na esfera política que revelam amadurecimento e conquistas importantes para a comunidade. No período em que participei diretamente da administração municipal como Chefe de Gabinete (atual Secretaria de Governo), acredito que promovemos avanços importantes que concentraram-se principalmente nas áreas de educação, saúde, habitação e assistência social. Havia um atraso considerável nestas áreas que necessitavam de atenção e investimentos urgentes. Isso não quer dizer que não houveram investimentos em obras e saneamento, pelo contrário, construímos avenidas, bairros inteiros e completos , recuperamos asfaltos, perfuramos poços profundos...Enfim , foram anos de uma administração focada no ser humano, na infra estrutura do município e na organização das contas públicas.

QUAIS SUAS PRINCIPAIS CONQUISTAS PARA NOSSO MUNICÍPIO QUANDO EXERCEU O CARGO DE DEPUTADA ESTADUAL?

B.S.:Ao exercer o cargo de Deputada Estadual apresentei uma série de Projetos de Lei (alguns ainda tramitando ) em defesa das políticas públicas para a prevenção e combate ao câncer de Mama, no fortalecimento de políticas de bioenergia, atuei em frentes e comissões parlamentares e assumi o papel de interlocutora dos municípios junto as esferas de governo estadual, buscando encurtar as distâncias com o interior , promover a igualdade de gênero e lutando para melhorar a qualidade de vida de todos os paulistas. Desenvolvi ações no sentido de alvancar o desenvolvimento dos municípios, fiz gestões junto ao governo do estado e consegui a liberação de emendas importantes para as cidades, especialmente Catanduva , e para várias entidades de nossa cidade como para a Casa de Apoio a Criança e ao Adolescente, Sociedade Delfino Oliveira, Asilo Lirio dos Vales, Associação Mensageiro do Amor, Associação Amigo Germano, Apae, Associação Lola Zancaner, Associação Pão Nosso, Educandário São José, Sociedade Espírita Boa Nova, Vila São Vicente de Paula, Fundação Padre Albino, Casa da Criança Sinharinha Neto, Programa Beneficente Criança Cidadão do Futuro, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com Aids, Associação Paulo de Tarso, e tantas outras na região.
A proximidade com o governo federal permitiu-me conseguir recursos importantes, a exemplo dos 10 milhões que estão sendo investidos na recuperação do Rio São Domingos, recursos para a construção e reformas de escolas, veículos SAMU, unidades de saúde,para a aquisição caminhões, verbas para recapes e pavimentação asfaltica, para perfuração de poços...Enfim , Catanduva nunca havia recebido tantos recursos federais , principalmente com os 30 milhões do PAC II. A maior verba da história da cidade, assinada pela Presidenta Dilma, do meu partido. O Governo do PT liberou mais de 150 milhões para Catanduva nos últimos anos -de FPM foram mais de 75 milhões - e para obras e investimentos, sendo que parte destes valores foram conquistados em razão de nosso trabalho e gestão junto aos órgãos federais.


                             Maria Sahão, Padre Sinval e Beth Sahão


2012 TEREMOS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. QUAL A SUA EXPECTATIVA POLÍTICA EM TORNO DE SEU NOME PARA DISPUTAR O CARGO DE PREFEITA?

B.S.:Estou muito feliz com as demonstrações de apoio ao meu nome enquanto pré candidata a Prefeitura de Catanduva. Claro que as convenções e eleições ocorrerão no próximo ano , mas as manifestações e carinho que recebo nas ruas me estimulam a trabalhar ainda mais pela cidade. O Partido dos Trabalhadores é um partido privilegiado , tem história de conquistas em Catanduva e apresenta em seu quadro de filiados pessoas com competências que também colaboram com o crescimento da cidade. Tenho trabalhado muito para trazer recursos e investimentos afim de ver nossa cidade crescer e se desenvolver. Gosto da política e tenho paixão por Catanduva. Ser pré candidata a Prefeita me honra e sei que posso contribuir muito , com trabalho, dedicação e seriedade ,para que nossa cidade se desenvolva garantindo oportunidades para todos.

COMO VOCÊ DEFINE UMA SUPOSTA VINDA DO PRESÍDIO PARA NOSSA CIDADE?

B.S:Um retrocesso. Um desrespeito a população. Uma arbitrariedade do Governo Estadual do PSDB. A cidade sofrerá impactos negativos com a instalação de um presídio em regime semi aberto e a população sabe disso e demonstrou claramente que não concorda com a vinda deste CPP (Centro de Progressão Presidiária) . Catanduva e a nossa região não oferecem estrutura para absorver os presidiários e as famílias que eventualmente acompanharão estes detentos pois necessitarão de escolas, postos de saúde, atendimento médico e odontológico, habitação, transporte coletivo, enfim uma gama de serviços públicos que serão sobrecarregados. Sem dizer dos grupos criminosos que poderão vir prá cá, do aumento de delitos, como os que ocorrem em cidades onde já foram implantados estes presídios. Até hoje ninguém respondeu por que Catanduva foi escolhida para a construção desse presídio, foi “vingança” de deputado com prefeito como noticiado na imprensa local? Foram feitos os estudos de impacto ambiental e social? Foram definidas compensações financeiras para a cidade? É importante mantermos a mobilização e atenção, não queremos um presídio nos moldes que o Governo Estadual nos impõe. Queremos dialogar, buscar alternativas que não prejudiquem o crescimento de Catanduva . Por isso o Movimento Alerta Catanduva busca agendar uma audiência com o Governador e mantêm reuniões periódicas para continuar criando ações de resistência a vinda do presídio.




A SITUAÇÃO DOS ANIMAIS EM CATANDUVA SÓ NÃO É MAIS PRECÁRIA DEVIDO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO DE ALGUMAS PESSOAS E ENTIDADE. VOCÊ PRETENDE CASO SEJA ELEITA IMPLANTAR UMA CAMPANHA DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS GRATUITA A QUEM NÃO PODE PAGAR? JÁ QUE É UM MÉTODO EFICIENTE E APROVADO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE?

B.S.: Recentemente a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria da vereadora Paula Carnelossi do P.T. ,que estabelece normas para o cadastro através de chipagem ou tatuagem de animais domésticos e/ou domesticados no município de Catanduva. Considero a proposta do Projeto um avanço significativo para a proteção de cães e gatos pois muitos são abandonados e acabam sofrendo maus tratos pelas ruas. Tenho acompanhado o trabalho de voluntários, especificamente os que atuam na ONG ASA e percebo o comprometimento das pessoas com a proteção dos animais. Inclusive quero estreitar relações com o voluntariado de Catanduva, até para definir ações como a que você propõe , ampliar parcerias com médicos veterinários, equipar o Centro de Zoonozes, desenvolver campanhas conjuntas com a ASA por exemplo para chipagem e castração gratuitas e estabelecer convênios com Faculdades de Veterinária . Creio que são algumas ações possíveis de empreendermos e que certamente permitirão proteger os animais e controlar a crescimento da desordenado da população de cães e gatos em nosso município.


CATANDUVA OCUPA 224º LUGAR NO MUNICIPIO VERDE E AZUL NO ESTADO DE SÃO PAULO. RECENTEMENTE A PRESIDENTE DILMA DO SEU PARTIDO, AUTORIZOU A TÃO SONHADA VERBA PARA DESPOLUIÇÃO DO RIO SÃO DOMINGOS. COMO VOCÊ ANALISA ESSE FATO HISTÓRICO PARA NOSSA CIDADE?

B.S.:Parafraseando o nosso sempre Presidente Lula, nunca antes na história de Catanduva houve um recurso tão importante. Foram 30 milhões que serão investidos na construção da Estação de Tratamento de Esgoto, em parque público e em escola . Recursos que vão ajudar a promover o desenvolvimento de Catanduva, além de preservar o meio ambiente vão facilitar a vinda e instalação de novos empreendimentos capazes de gerar centenas de empregos. Fico muito feliz , o governo do PT é republicano e independente da sigla destina os recursos afim de promover o bem estar da população. È o que eu digo sempre, acima de nossas diferenças políticas com o governo municipal, estão os interesses da população e são estes que devemos respeitar e atender.


                                            Rio São Domingos


EM ENTREVISTA PARA ESTE BLOG O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE NEGÓCIOS JURIDICOS, DR. RICARDO HUMMEL QUANDO PERGUNTADO SOBRE O PONTO FRACO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DISSE:   “As dificuldades existentes em face do montante do passivo herdado. Não só passivo refletido diretamente em dinheiro (mais de R$ 50.000.000,00 em janeiro de 2005), mas também os demais, refletidos em uma frota de veículos e equipamentos totalmente desgastados, cestas básicas atrasadas, salários atrasados, nenhuma gota de esgoto tratado, falta d´água diária em muitos pontos da cidade e isso só para se dizer o menos”


O QUE DIZER SOBRE ISSO?

B.S.:Poderia apontar que o atual governo municipal já apresenta um passivo refletido em dinheiro, ou seja uma dívida contraída de mais de 80 milhões. A divida da atual administração compromete mais de 40% da receita liquida deste ano. É grave! E olhe que as obras importantes, como as de saneamento estão sendo executadas com recursos federais. Sempre é salutar contextualizarmos as condições, quando o PT administrou Catanduva: o governo federal e estadual eram administrados pelo PSDB de Fernando Henrique Cardoso, então Presidente. O país vivia em clima de instabilidade econômica, os repasses constitucionais da União eram ínfimos e a cidade não recebeu absolutamente nada do governo federal. Todas as ações empreendidas foram realizadas em sua maioria com recursos próprios. Projetos que desenvolvemos nas áreas da Saúde , Educação e Social alavancaram Catanduva como a cidade exemplo no combate a dengue ou a "Canadá " da mortalidade infantil, cidade amiga da criança, ilha da tranquilidade, melhor carnaval do interior,cidade da inclusão social, fatos que orgulharam a cidade e elevaram a auto estima da população.Construimos mais de 2.500 casas, cujos conjunto habitacionais receberam infra estrutura completa. Controlamos as contas públicas, tivemos todas elas aprovadas pelo Tribunal de Contas, o IPMC ficou vinte vezes mais forte. Construímos e equipamos 20 postos de Saúde da Família, laboratórios de informática e construímos 07 novas escolas.Baixamos a evasão escolar de 8,48% para 0,51% e organizamos a rede municipal de educação. Perfuramos 13 poços profundos e 7 reservatórios. Remodelamos a cultura e no esporte foram construidas praças esportivas e incentivadas as modalidades de base .Executamos 18 pontes de concreto e inúmeras medidas contra enchentes. Asfaltamos 550 quarteirões , abrimos avenidas como a Theodoro Rosa Filho, a Avenida Jales, a Pastor Dutra por exemplo. Realizamos mais de 3 milhões de consultas e tecemos uma rede de proteção social com parcerias entre a assistência, fundo social e entidades. Saltamos de 6 ambulâncias velhas para 24 novas e outros 26 veículos só na saúde,”pra dizer o menos”.

SUA MENSAGEM FINAL.

B.S.:Quero agradecer a oportunidade, cumprimentá-lo pela iniciativa. Desejar–lhe boa sorte ! Estar comprometido com a comunidade, informando-a e abrindo espaço para o diálogo são atitudes positivas que devem ser reforçadas e ampliadas. Parabéns pelo trabalho e conte sempre comigo. Abraço!!


NOTA DO BLOG: Agradecemos a entrevistada Beth Sahão pela maneira cordial com que nos concedeu a Entrevista, e também aos seus assessores Paula e Caio Martani, retribuimos e desejamos Sucesso!

Camunicamos á todos os leitores que desejem se pronunciar que o BLOG se mantém no direito de não publicar qualquer comentário anônimo, ofensivo e  que não contribua com o debate democrático de idéias e o desenvolvimento de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário