Apesar de toda a tecnologia e modernidade oferecidas, a cultura popular ainda se faz presente entre a população. Prova disso é a tradicional Folia de Reis, comemorada sempre no dia 6 de janeiro, festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII.
Em Catanduva, a tradição se renova a cada ano, com a apresentação da companhia de folia de reis “Estrela do Oriente”. Neste ano, a manifestação será no dia 7, sábado, a partir das 8 horas. A apresentação será no Mercado Municipal João Crippa.
O evento faz parte do projeto Mercado de Cultura, idealizado pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. "Através da Folia de Reis, trabalhamos a sensibilização do resgate das tradições, preservando e valorizando a riquíssima cultura popular da nossa região", diz o secretário Cidimar Porto.
O evento é de graça e aberto a toda população. “Esperamos que todos prestigiem. É um encantamento ver este grupo se apresentar”, reforça Porto.
História
Conforme a tradição, no período de Natal, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos sobre a visita dos Reis Magos ao menino Jesus e passam de casa em casa em busca de oferendas, que podem ser desde uma xícara de café até um prato de comida.
No Brasil, a tradição tem características próprias e é uma manifestação de cores, sons e beleza. Os versos são preservados de geração em geração por tradição oral. A companhia sempre possui músicos com instrumentos como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro.
O grupo ainda é formado pelo mestre, contra-mestre, três Reis Magos, palhaço e foliões, que usam máscaras e roupas coloridas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Catanduva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário