Contato - e-mail: dglaucio@hotmail.com Twitter: @davisgquinelato msn: dglaucio@hotmail.com Facebook: Davis Quinelato.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Artigo: O meio-ambiente, os desastres e o INPE (Mario Eugênio Saturno)





Ao contrário do que muita gente pensa, o Brasil não é um país livre dos desastres naturais. Quando vemos os terremotos, vulcões, furacões, maremotos e nevascas dos outros, tendemos a crer que somos o país mais abençoado do planeta. Porém, muita gente morre por causa das chuvas de verão. Será que as autoridades estão preparadas para os desastres dos próximos três meses?

Ao menos o INPE vem dando sua parcela de contribuição. A começar com um curso para meteorologistas que busca capacitá-los no uso de ferramentas para previsão e análise do tempo severo. O INPE também está ajudando no desastre do vazamento de petróleo na Bacia de Campos. da empresa americana Chevron, no litoral norte do Rio de Janeiro. Desde 2009, o INPE recebe imagens usadas para a detecção de poluentes na superfície do mar e outras aplicações.

Para o desastre global do aquecimento, o INPE lançou e já disponibiliza na internet o LuccME (www.terrame.org), do inglês “Land Use and Cover Change”. É uma ferramenta de código aberto para a construção e customização de modelos de mudança de uso e cobertura da terra.

O INPE também distribui gratuitamente imagens de satélite para os africanos. No Gabão, já está sendo construída uma estação de recepção em Libreville, como no Egito e no Quênia, enquanto que na África do Sul e nas Ilhas Canárias, a infraestrutura já está completa.

Certamente, o INPE vai ser um importante agente na luta da humanidade pela preservação do ambiente e do próprio ser humano. Isso se o próprio sobreviver à reforma que preparam, aos cortes de verba e à aposentadoria dos funcionários.


Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário